A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
A Coleta Clássica de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos
Coleta Domiciliária de Biorresíduos
Os biorresíduos são todo o tipo de desperdício de alimentos de origem vegetal e animal, crus, cozinhados e processados, não aproveitáveis e como tal em condições de serem descartados. Devem ser colocados em recipientes próprios destinados à sua coleta seletiva, devidamente separada, de acordo com as indicações dos serviços municipais locais.
Os baldes de cor castanha fabricados em plástico reciclado, nas versões de 5, 7 e 10 litros, sem ou com filtro biológico, destinam-se à coleta domiciliária de resíduos orgânicos ou biorresíduos, gerados quotidianamente pelas famílias, ou seja, dos desperdícios produzidos na preparação e confeção de refeições, assim como também os restos de comida.
Para as empresas, nomeadamente as que integram o canal Horeca, são utilizados recipientes de maior capacidade, ou seja, contentores fabricados em plásticos reciclado, igualmente na cor castanha, sem ou com filtro biológico, nas versões de 60, 80, 100, 120, 240 e 360 litros.
Coleta Urbana de Resíduos Sólidos Urbanos
A coleta urbana dos RSU é efetuada através dos contentores de superfície em Ecopontos, os quais oferecem múltiplas vantagens no manuseamento dos diferentes tipos de resíduos. Por um lado, oferecem grande capacidade de armazenamento devido ao espaço interior e por outro lado, agilizam o trabalho e eliminam o esforço, oferecendo uma acessibilidade significativa.
Esta tipologia de contentores de superfície de 4 rodas, destina-se à coleta de vários tipos de resíduos e estão disponíveis em modelos standard, com capacidades desde os 660 até aos 1100 litros.
Já os modernos contentores urbanos semienterrados de formato cilíndrico ou retangular são extremamente funcionais e duradouros, que assentam numa solução simples e higiénica que se integra em qualquer local, criando Ecopontos. Estes contentores são fabricados num material compósito ou em alumínio, tampa em polipropileno, dispõem de opções de elevação e acessórios. Este tipo de recurso está disponível em várias capacidades e habilitado a adaptar-se ao tipo de resíduo e à frequência da coleta pretendida. Os tamanhos variam desde os 800 litros até aos 5.000 litros de capacidade. Para locais onde não seja viável ou interessante haver uma parte soterrada, ou seja, abaixo do solo, existe uma linha de superfície disponível de contentores com capacidade de 2.000 litros.
Os Contentores Inteligentes (Smart Bins)
Estes modernos equipamentos designados por contentores ou papeleiras inteligentes, para uso público e externo na coleta de RSU, podem ser alimentados por energia solar e dispõem de um sistema de compactação e de um sensor ultrassónico integrado, conectado com um sistema inteligente de comunicações e gestão, que alerta sobre o nível de preenchimento da unidade, para que se proceda à recolha e como tal evitar circuitos e ações de coleta e transporte desnecessários.
Os contentores ou papeleiras inteligentes fazem hoje parte das soluções de coleta do lixo, de centenas de cidades, um pouco por todo o mundo, são representados por unidades isoladas ou ilhas (ecopontos) e têm como objetivo melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços municipais, reduzindo os seus custos de operação.
Esta nova tecnologia, contribui para a redução da pegada ecológica, pode ser adotada para lixo indiferenciado e também para a coleta seletiva designadamente de plásticos, de latas e de cartão/papel e de óleos usados, podendo os contentores ou papeleiras inteligentes, serem personalizados e coloridos com as cores específicas destinadas a cada tipo de resíduos.
Estes SMART BINS podem ser usados tanto no setor público como no setor privado e as soluções podem ser outdoor e indoor. A ECOZERO-BIOFACTOR representa para Portugal uma das maiores empresas mundiais no setor assim como outros fabricantes relevantes
A Coleta Seletiva e Automática de Vasilhame e Outros
Estes inovadores equipamentos dotados de tecnologia de ponta destinam-se à recolha em locais estratégicos de vasilhame e eventualmente de outros produtos destinados à reciclagem.
As máquinas de recolha automática de materiais recicláveis, destinam-se a ser implantadas em locais, onde haja médios e grandes fluxos de pessoas e visam a coleta seletiva de material reciclável, com ou sem premiação ou bonificação. Supermercados, Hipermercados, Estações e Terminais Ferroviários, Rodoviários, Fluviais e Marítimos, Aeroportos, Universidades, Hospitais, Shopping Centres, etc., são alguns dos locais indicados para colocar estes equipamentos e fomentar a entrega de materiais recicláveis.
Estas máquinas para além de identificarem os produtos entregues, armazenam-nos separadamente e podem em alguns casos compactá-los ou triturá-los imediatamente de modo a majorar a capacidade de armazenagem. Dotadas de inteligência e de um sistema de telecomunicações sem fios, estas máquinas informam, a central de controlo quando os recipientes devem ser recolhidos e sempre que haja qualquer anomalia, podendo também identificar o depositante e premiar ou bonificar a ação de depósito, ou gerar apenas um ticket com um determinado valor para poder ser descontado, por exemplo, em compras.