A RECICLAGEM E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

A Compostagem Clássica

A compostagem é uma prática que associa muitas vantagens para o meio ambiente. O método clássico é um processo biológico através do qual os microrganismos (bactérias e fungos) transformam a matéria orgânica (essencialmente folhas verdes e secas de árvores e plantas, flores, papel, restos de fruta e de vegetais, etc.,) numa substância designada por composto, muito semelhante a terra com pouca humidade. O composto, rico em nutrientes e minerais, contribui para o crescimento das plantas como um adubo natural.

O processo de compostagem divide-se em três fases: a mesofílica, a termofílica e a maturação.

A compostagem clássica pode ser realizada a nível doméstico e comunitário, através de compostores estáticos ou rotativos.

No âmbito doméstico a compostagem pode ser realizada através de unidades estáticas ou rotativas com capacidades entre os 120 e os 800 Litros e na compostagem comunitária o mais usual é a colocação de ilhas com compostores individuais de 1000 Litros (1m3) para tratar os biorresíduos verdes e castanhos.

Industrialmente pode ser conseguida por meio de sistemas de túneis em ambiente fechado ou semiaberto, com revolvimento das pilhas de resíduos e ainda através da disposição em leiras, que são regularmente revolvidas para promover a aeração e a mistura dos materiais até à fase termofílica, com a higienização de todo o material, eliminando organismos patogénicos, potenciais causadores de doenças.