DESIDRATAÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE BIORRESÍDUOS

Este tipo de equipamentos, desidratam, secam, desintegram e higienizam os restos de desperdícios alimentares e outros resíduos orgânicos, através da utilização de calor e agitação mecânica, controlados automaticamente. Os resíduos orgânicos de origem alimentar possuem uma elevada percentagem de humidade e a redução de peso e volume é obtida por meio da evaporação da água, resultando no final do processo, um produto final, quase seco e sem odores, suscetível de poder ser guardado para maturação, sem qualquer tipo de degradação.

O composto obtido tem um valor calórico significativo como combustível de biomassa ou como matéria-prima de qualidade para auxiliar sistemas de digestão aeróbica ou de

digestão anaeróbica, podendo ser valorizado, através de um processo de maturação ou cura de pelo menos 30 dias. Quando os resíduos a processar forem de vegetais e/ou frutas rastreadas, podem ser utilizados para produzir matéria-prima de qualidade para utilização em alimentação animal.

Os tempos e custos de processamento variam e dependem do tipo de resíduos entregues para processamento e da percentagem de água, mas situam-se entre ciclos de 8 a 20 horas, com consumos energéticos a partir dos 8Kw por ciclo.