FABRICAÇÃO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO

(Com Origem no Lixo)

Uma das novas alternativas, ambiental e ecologicamente correta, consiste na transformação de resíduos orgânicos e de plásticos, em outros produtos destinados a integrar a economia circular. Um dos resíduos orgânicos que pode ser transformado em tijolos, telhas e outros materiais ecológicos de construção, são as lamas de depuração produzidas pelas ETAR, que são geradas em grandes quantidades diariamente.

O processo tecnológico, relativamente simples e patenteado, baseia-se na mistura das lamas com um polímero que origina um processo de encapsulamento e tem como resultado, um compósito livre de quaisquer agentes patogénicos. Este compósito é em seguida misturado com uma pequena percentagem de argila e/ou cimento e depois moldado, prensado e compactado em prensas hidráulicas e colocado em seca natural, evitando assim o processo de cozimento que gera CO2.

Os tijolos obtidos, são assim ecológicos, extremamente duráveis e resistentes e possuem um excelente sistema de conforto térmico, mantendo a temperatura no interior da residência sempre agradável, faça frio ou calor.

Para além das lamas de ETAR, podem ser usados na fabricação de tijolos ecológicos, outros tipos de resíduos orgânicos, inclusive os retirados de aterros, depois de sujeitos a processos de trituração e estabilização.

 

(Tijolo Ecológico de Resíduos Orgânicos)

Outras das novas soluções tecnológicas, integrada na indústria da reciclagem, tem como objetivo proteger o ambiente e dar uma nova vida ao plástico, convertendo-o em tijolos resistentes.  O processo converte todos os tipos de resíduos plásticos, num material de construção avançado, que permite que comunidades, empresas e governos contribuam para um mundo mais limpo, ao mesmo tempo que são criados, melhorando as infraestruturas e revitalizando áreas degradadas. 

Os tijolos fabricados com 100% de plástico, são resistentes ao fogo, têm uma durabilidade superior em muitos anos, em relação aos materiais de construção convencionais e também são à prova de água.

A reciclagem dos plásticos é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos os materiais de plástico estamos a contribuir para o meio ambiente, pois desta forma estes materiais, deixam de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo mares, rios, lagos, solo e florestas.

(Tijolo Ecológico de Resíduos de Plástico)