Reciclagem e Aproveitamento de Águas

A água é um recurso natural limitado sem o qual a sobrevivência do ser humano, dos animais e das plantas é impossível. As alterações climáticas e a má gestão dos recursos hídricos estão sobretudo a diminuir o fluxo dos rios e a condicionar a disponibilidade de água potável.

O problema da escassez da água, que afeta a toda a população do nosso planeta, tem gerado e continuará a gerar um aumento da procura, provocando uma severa diminuição deste recurso fundamental e essencial para a vida. Uma das opções para responder a este problema e evitar o gasto excessivo deste tão valioso recurso, é reciclá-la, aproveitá-la e reutilizá-la em por exemplo, autoclismos, ações de rega e de lavagens.

A água das chuvas é um bem que lamentavelmente é em grande parte desprezada, mas sendo coletada e armazenada, pode ser utilizada em processos de lavagens e de rega.

A água potável deveria servir apenas para beber, cozinhar, lavar roupa e louça e tomar banho. Todas as outras aplicações podem tirar partido da água reciclada ou das águas pluviais.