Reciclagem e Aproveitamento de Águas

(Águas Pluviais, Águas Cinzas e Outras)

A água é um recurso natural limitado sem o qual a sobrevivência do ser humano, dos animais e das plantas é impossível. As alterações climáticas e a má gestão dos recursos hídricos estão sobretudo a diminuir o fluxo dos rios e a condicionar a disponibilidade de água potável.

A água das chuvas é um bem que lamentavelmente é em grande parte desprezada, mas sendo coletada e armazenada, pode ser utilizada em processos de lavagens e de rega. Também as águas provenientes das ETAR, que geram milhares de litros por dia, devem ser tratadas, beneficiadas e reutilizadas para diversas aplicações, agrícolas, pecuárias, industriais, comerciais, etc., para além de serem devolvidas aos cursos de água, quando despoluídas. Hoje em dia já existem soluções tecnológicas que permitem purificar as águas residuais e torna-las em água potável.

A água potável deveria servir apenas para beber, cozinhar, lavar roupa e louça e tomar banho. Todas as outras aplicações podem tirar partido da água reciclada ou das águas pluviais.