SECAGEM DE LAMAS OU LODOS (Solução VLT)
A secagem “in situ” das lamas ou lodos produzidos, designadamente nas ETAR, reduz substancialmente o custo de transporte sempre e quando, na própria estação, não está implementado um processo de tratamento e beneficiação. Para a secagem das lamas, estão disponíveis várias soluções, designadamente a secagem solar, mas atendendo à exiguidade de espaço disponível nas ETAR para a implementação de processos que requerem muita área, a adoção de modernos equipamentos de desidratação dos lodos, afiguram-se os mais adequados.
A tecnologia VLT estruturada com um elemento de filtro que consiste em dois tipos de anéis: um anel fixo e um anel móvel; e um parafuso que empurra o elemento do filtro transfere e pressuriza o lodo. Os espaços entre os anéis e o passo do parafuso são projetados para ficarem gradualmente mais estreitos na direção da saída da torta de lodo e a pressão interna do elemento de filtro aumenta devido ao efeito de compressão de volume, que engrossa e desidrata o lodo.
Um dos muitos benefícios que a VLT oferece é a flexibilidade para lidar com condições mutáveis de lodo, a concentração de lodo pode mudar e a VLT mudará sua função para corresponder
Esta solução permite:
Redução do custo dos consumíveis, sem deterioração de desempenho,
Faixa de aplicação mais ampla,
Baixo risco de bloqueio,
Modelos de grande capacidade mais acessíveis,
Tanque de floculação compacto,
Fácil operação e manutenção,
Alta taxa de captura de sólidos,
Lodo de baixa concentração, TS de 0,5%,
Poupança de água e energia.
A tecnologia VLT é ideal para lodo oleoso e lodo de baixa concentração ou mesmo com águas residuais brutas, com mecanismo anti entupimento e autolimpeza.