PRODUÇÃO DE BIO CARBONO (BIOCHAR)

O forno de carbonização em contínuo CK é projetado para a produção contínua de biocarbono ou biochar (carvão vegetal em pó), utilizando pelotas de madeira como matéria prima. A capacidade de produção destes fornos é de 8 a 30 toneladas/dia de bio carbono, ao usar espécies de madeira dura, não inferior a 170 kg/m3 sólido.
No processo as pelotas são colocadas numa tremonha e em seguida através de um dispositivo de elevação especial leva-as para os secadores duplos. O processo de secagem é obtido alimentando o gás de secagem e a madeira no topo (princípio de operação de fluxo direto). A temperatura máxima é fixada em 230º C. Esta temperatura é alcançada pela adição de gás de recirculação. O fornecimento de ar atmosférico comum também é possível.

Após a secagem, a madeira cai na câmara de retorta, dotada de uma veneziana dupla especial, que se fecha hermeticamente. Em seguida, a madeira passa para a retorta (parte vertical do forno com ação contínua). Enquanto a madeira desce, há um suprimento do gás portador de calor subindo. A transferência de calor faz com que ocorram os processos de pirólise necessários para a produção do produto final, o biocarbono.

O carvão obtido na forma de pó e depois de resfriado, é depois sujeito a um processo de embalamento automático e armazenagem para expedição