Geração de Energia através de Biogás

Dispomos de soluções para a utilização de biogás na geração de energia elétrica e calor ou biometano para utilização como gás de cozinha.

O biogás é o gás produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos por bactérias. Pode ser classificado como biocombustível já que é uma fonte de energia renovável, sendo formado principalmente por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). As formas de uso do biogás dependem entre outras coisas, da concentração dos gases que o compõem. Através da combustão o metano é utilizado para a geração de energia. Isto faz com que seja o componente do biogás que possui o maior valor agregado. Desta forma, quanto maior a concentração de metano, maior o valor agregado do biogás.

Os biodigestores são sistemas simplificados para o tratamento de resíduos orgânicos e de efluentes, ou seja, através de equipamentos tipo reatores que produzem reações químicas de origem biológica. Os resíduos são misturados com água e colocados num compartimentos com o objetivo de gerar biogás e também biofertilizante.

O biogás pode ser usado em substituição aos gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural. Existem várias matérias-primas (substâncias orgânicas) que podem ser utilizadas na produção de biogás, como por exemplo; parte do lixo orgânico doméstico e urbano, lamas de estações de tratamento de águas residuais, dejetos de animais, (bovinos, suínos, aves, etc.) e resíduos orgânicos gerados pelas indústrias.