OSMOSE REVERSA (WEHRLE)

De todos os processos de filtração, a osmose reversa é o que alcança a melhor qualidade da água filtrada. Nas membranas de osmose reversa, os processos de separação ocorrem por difusão de água e, ao contrário de outros tipos de filtrações, não apresenta poros em sua estrutura que permitam a passagem de outros compostos poluentes. Por esta razão, permite a separação de sólidos em suspensão, sólidos coloidais, bem como substâncias orgânicas e inorgânicas completamente dissolvidas.

Como hoje em dia há uma grande variedade de tipos de membrana no mercado, a WEHRLE seleciona especificamente o tipo de membrana com base nas necessidades individuais, a fim de permitir o maior rendimento de permeado possível com baixo consumo de energia.

A osmose reversa atinge um alto grau de pureza no fluxo de permeado. Esta tecnologia é tradicionalmente usada para tratamento de água potável ou produção de água de caldeira. No tratamento de águas residuais, geralmente é aplicado como uma etapa subsequente a um tratamento biológico ou também como um tratamento direto de águas residuais de alta carga, como o lixiviado. Por se tratar de um processo de separação, é necessária uma solução adequada para o gerenciamento dos concentrados gerados.

A WEHRLE oferece:

Disponibilidade imediata – para fornecer unidades de osmose reversa pré-instaladas em estrutura de aço ou chave na mão alojadas em contentores de transporte.
Tratamento flexível de águas residuais – a quantidade e o grau de contaminação das águas residuais geralmente variam. A taxa de fluxo da planta de osmose reversa pode ser ajustada continuamente entre 30% e 100% da carga hidráulica máxima. Se os requisitos de descarga forem muito elevados, o tratamento também pode ser realizado em várias etapas. São ofereidas plantas com até 3 estágios de filtração consecutivos. Em momentos de baixo fluxo, etapas adicionais podem ser interrompidas, economizando custos operacionais.
Baixo custo de substituição de membrana – são usados módulos de membrana enrolados em espiral em suas plantas de osmose reversa, pois este projeto permite uma área de superfície de membrana maior no menor espaço. Hoje em dia os módulos de membrana em espiral são produzidos como padrão por diferentes fabricantes, de forma que o cliente não é obrigado a comprar suas membranas de um fornecedor privado para a sua renovação.
Simplicidade de operação – são fornecidas plantas de osmose reversa com alto grau de automação e grande facilidade de uso em comparação com produtos concorrentes. As plantas possuem uma interface gráfica intuitiva que monitora os parâmetros essenciais do processo e regula todas as funções de controle. A pedido do cliente, os equipamentos podem ser dotados com funcionalidades adicionais que tornam a operação ainda mais fácil: telecomando, lavagem de membrana totalmente automatizada, notificação por SMS, …