FERMENTAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL
Estes tipos de unidades de compostagem são equipamentos de grande porte, compactos e de formato horizontal e vertical, destinados a processar por fermentação aeróbica, praticamente qualquer tipo de subprodutos orgânicos. Os equipamentos que utilizam pás internas fixas no eixo central do tanque, que giram lentamente, com aeração constante, têm a vantagem de operar continuamente o que faz com que haja uma desintegração constante dos resíduos, permitindo uma distribuição microbiana uniforme.
O material a ser processado neste tipo de equipamentos de compostagem por fermentação, deve atender a determinadas condições de humidade e poder calorífico para que a fermentação ocorra corretamente, sendo que o único parâmetro que deve ser controlado durante o processo é a temperatura. Para isso, estes equipamentos contam com três termômetros em alturas diferentes. A alimentação é efetuada através de um sistema de elevação ou transportadores sem fim e o processo de fermentação demora alguns dias, ficando depois disponível para ser maturado.
Estes equipamentos podem processar esterco de aves e de coelhos, estrume de suínos, de bovinos, de ovinos e de caprinos, lodos de esgotos, assim como resíduos de origem alimentar.