PRODUÇÃO DE PELOTAS E BRIQUETES

As ações de poda de árvores e de arbustos, a limpeza jardins e de espaços verdes, bem como a limpeza de florestas, o abate de espécies de produção florestal e de outro tipo de unidades, implicam na coleta de significativa de matéria vegetal, que constitui um recurso natural renovável e quase ilimitado.

Para valorizar esta biomassa vegetal uma das melhores opções é a sua transformação em pelotas (pellets) e briquetes, um biocombustível económico, ecológico, sustentável, de elevada eficiência e rendimento energético, que possui um poder calorífico muito superior ao da lenha.

Produzidas a partir de matérias-primas limpas, as pelotas e os briquetes são um produto estável, que não perde as suas características físicas e/ou poder calorifico, quando devidamente acondicionadas e armazenadas, podendo manter-se por longos períodos.

O processo de fabricação das pelotas e dos briquetes, envolve várias etapas, através de maquinaria e que são essencialmente a trituração, a secagem, a mistura, a prensagem, a seleção, o embalamento e o armazenamento.

Para a produção de pelotas a BIOFACTOR dispões de sistemas de pequena, média e grande dimensão. Um dos mais interessantes é o sistema compacto com capacidades para processar desde 250kg até aos 600kg por hora. Já os sistemas de grande porte, são representados por linhas capacidades para processar várias toneladas por hora.