SOLUÇÃO PARA PRODUÇÃO DE SUBSTRATOS

Substrato é uma mistura porosa que não retém humidade, que substitui a terra ou solo proporciona ancoragem e suficientes níveis de água e de oxigénio para um ótimo desenvolvimento das plantas. É nele que as raízes e a parte aérea irão se desenvolver e, aliado a adubação correta, se alimentar nos primeiros estágios da vida. O substrato é uma mistura de diversos componentes, que varia conforme as necessidades das plantas que nele se irão desenvolver. Geralmente é utilizado para evitar que patogénicos sejam carregados para o local do plantio, mas pode ser empregue, para além da produção de mudas, no plantio de verduras, frutíferas e ornamentais.

O substrato pode ser composto por um só material ou também por uma mistura balanceada de minerais e materiais orgânicos. Existe uma infinidade de possibilidades para fazer substratos, basta combinar, deixar homogéneo e observar as características químicas, físicas e biológicas. A vermiculita possui alta capacidade de troca catiónica e é utilizada comercialmente na agricultura e floricultura. É um dos substratos mais usados no cultivo, considerado um componente-chave para a manutenção da hidratação das plantas. Aumentar o uso de vermiculita no substrato é uma boa opção para plantas que ficam sob estresse hídrico, já que este mineral tem alta capacidade de retenção de água.

Umas das melhores soluções, são substratos orgânicos, que podem juntar vários materiais incluindo uma parte de fertilizante maturado obtido pela compostagem.

A BIOFACTOR representa o território português, um substrato de fibra porosa de aproximadamente 98% com densidade aparente extremamente baixa, que combina madeira e casca e os refina num recipiente pressurizado para criar fios separados, de pequeno diâmetro, longos e finos com grande área de superfície.